22 de jan de 2015

[Review] 'O Diário Secreto de Lizzie Bennet', de Bernie Su & Kate Rorick

Sinopse: "Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries. 
Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet.
De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto..."

Primeira review do ano! *dancinha da vitória* Ok, não é a primeira leitura do ano mas eu literalmente acabei agora (tá, fazem alguns minutos) de ler O Diário Secreto de Lizzie Bennet e eu precisava vir falar sobre esse livro que eu li em – pasmem!dois dias (!).
Eu conheci a série The Lizzie Bennet Diaries* por acaso (não me lembro exatamente como mas sinto que Hank Green tem alguma culpa nisso) e naquela época eu nem imaginava a possibilidade de ler Jane Austen - entenda: eu tinha plena consciência que era um clássico e que haviam milhares de pessoas que eram loucamente apaixonadas por Sr. Darcy seus livros mas tinha receio em ler um livro de 200 anos por medo da linguagem ser rebuscada e tudo o mais - porém, depois que comecei a assistir a web série, fiquei fascinada pela história e seus personagens e li Orgulho e Preconceito (o fato de hoje eu ter quatro exemplares desse livro explica alguma coisa?). Mas voltando: eu virei uma fã alucinada da websérie e fiquei extremamente animada quando anunciaram o lançamento do livro - e pirei completamente quando lançaram aqui no Brasil (OBRIGADA, VERUS!).
O livro segue o período de um ano em que durou o vlog/websérie, ou seja, desde que a Lizzie decidiu fazer um vlog como projeto para a pós-graduação em comunicação, registrando o seu dia-a-dia e o quê acontece na família Bennet, e se tornando uma estrela da internet. O Diário é narrado em primeira pessoa (óbvio) mas isso não impossibilita de termos contato com os outros personagens através de transcrições de diálogos que a Lizzie faz. Assim como no vlog, nós conhecemos as outras irmãs Bennet, Lydia e Jane, Bing e Caroline Lee, o hipster William Darcy, George Wickham e principalmente o Sr. e a Sra. Bennet de uma maneira um pouco mais imparcial (se bem que estamos falando sobre o diário da Lizzie então não é exatamente algo imparcial).
A grande diferença entre a série e o livro foi que, no segundo, Lizzie fala mais abertamente sobre os problemas em casa e sua vida pessoal - afinal, ela não colocaria tudo na internet, né? Então eu diria que um complementa o outro. Minha dica de leitura é que acompanhe o vlog ao mesmo tempo em que lê o livro (acompanhe com as datas do diário e das postagens dos vídeos).
O Diário Secreto de Lizzie Bennet é recomendadíssimo (alguém ainda tinha dúvidas?) não apenas para os fãs da web série mas para quem também ama Jane Austen e para quem ainda não conheceu os encantos de Orgulho e Preconceito ou sua versão modernizada. Uma leitura fácil, rápida, divertida e encantadora que eu tenho certeza que vai conquistar à todos.

Confira o primeiro episódio de The Lizzie Bennet Diaries:

O Diário Secreto de Lizzie Bennet é livro de Bernie Su e Kate Rorick e é publicado no Brasil pela Verus. Adicione o livro no skoob.
* Vocês podem assistir a websérie inteira pelo canal da Pemberley Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©