8 de set de 2014

[REVIEW] 'De Repente, Ana', Marina Carvalho

Depois de várias semanas estou de volta com as reviews dos livros que leio! o/ É realmente uma pena eu não ter escrito sobre minhas leituras recentes mas paciência - quem sabe não tento fazer das últimas? Tudo bem que prefiro escrever assim que termino a leitura mas vale um esforço! Chega de conversa e vamos logo para o que eu achei de De Repente, Ana!

"Ana decidiu viver permanentemente na Krósvia, e tudo está às mil maravilhas. Além do namoro cada vez mais sério com Alexander, ela tem um emprego fixo na embaixada brasileira e dedica parte de seu tempo às meninas do Lar Irmã Celeste. Mesmo cumprindo tantos compromissos sociais como princesa, Ana nunca foi tão feliz. Porém, de uma hora para outra, tudo muda. Seu pai, o rei Andrej Markov, sofre um grave acidente e vai parar na UTI. Não resta alternativa: Ana vai ter que assumir o trono da Krósvia e governar a nação. Pouco – ou quase nada – familiarizada com a função, ela vai precisar de ajuda não só para reger o seu país, mas também para manter perto de si aqueles que ama. Muita gente está interessada no seu fracasso."

Preciso dizer que estava muito receosa quanto a De Repente, Ana mas ao mesmo tempo estava extremamente animada e cheia de expectativas quanto a ele. Confuso? Vou tentar explicar: estava com receio porque Simplesmente Ana não era para ser uma série/trilogia e sempre que isso acontece acaba por perder parte da essência da história (isso sempre acontecendo com filmes!), contudo, eu estava com saudade dos personagens! Queria muito poder "reencontrá-los" e saber o que aconteceria com eles desde o final do primeiro livro - enfim, estava quase arrancando os cabelos para ter logo esse livro em mãos e fiz questão de começar a ler ele o mais rápido possível.
De Repente, Ana se passa dois anos após o final do livro anterior e Ana estava mais que satisfeita com a vida que levava desde a descoberta de que era uma princesa. Ela e o namorado, Alexander, estão curtindo umas férias no Brasil até que recebem uma trágica notícia: Andrej, o rei de Krósvia, havia sofrido um grave acidente de helicóptero e está em estado de coma. Mais que imediatamente o casal parte para Krósvia mas, logo que chegam, Ana logo é pressionada sobre assumir o trono no lugar do pai.
Desde que Ana havia se fixado em Krósvia, havia assumido um emprego na embaixada brasileira e se dedicava às meninas do Lar Irmã Celeste, mas não sabia nada sobre como funcionava a política do país e se vê completamente perdida em ter de substituir o pai de uma hora para a outra mesmo que temporariamente. De repente, Ana (parei com o trocadilho) a princesa se vê em meio à críticas de opositores, pressão da mídia, total perda de privacidade e liberdade que já era pouca antes dos acontecimentos, aprender como governar um país na marra, preocupações com o pai e ainda por cima uma crise em seu relacionamento com Alex que nem ao menos cogitou algo relacionado a um futuro casamento mesmo estando juntos a um bom tempo.
Admito que achei a Ana meio irritante nesse livro. Lembro que havia gostado muito do jeito dela, às vezes até me identificando com Ana, mas em De Repente, Ana não aconteceu nada disso. Em vários momentos fiquei com vontade de a segurar pelos ombros e cachalhar Ana para que ela cair na real mas enfim... Quando soube que Alex iria narrar alguns capítulos, havia ficado super animada (é impossível não gostar pelo menos um pouco dele) mas acabou que não gostei tanto das partes dele por às vezes parecer um tanto superficiais.
Algo que me irritou foi o relacionamento do casal. Tudo bem, eu entendo que ambos possuem um temperamento difícil mas algumas discussões (e suas reconciliações) me pareceram um pouco forçadas em alguns momentos. Ah! E eles estavam com um "fogo" que achei bem desnecessário para a história (não sou nenhuma puritana mas, poxa, eles já estavam juntos à dois anos e a impressão que tive foi que eles haviam acabado de começar à namorar!).
Apesar de tudo isso, preciso ressaltar que Marina Carvalho continua com uma escrita deliciosa e rápida que me conquistou desde seu primeiro livro e também que a diagramação do livro está linda (fizeram até um papel diferente para os capítulos do Alex!)! E, fãs do Bon Jovi: tem uma pequena surpresa no final do livro para vocês (eu adorei!)!
De Repente, Ana não foi um livro perfeito e minhas altas expectativas não foram de grande ajuda mas devido às novidades reveladas no fim do livro, eu preciso dizer que quero ler o próximo para saber como vai a vida do casal e todos os outros personagens.
De Repente, Ana é a continuação de Simplesmente Ana da autora Marina Carvalho e é publicado pela Novo Conceito. O lançamento do terceiro livro está previsto para 2015! Adicione no skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©