30 de jul de 2014

[REVIEW] A Guerra dos Tronos, George R. R. Martin

"Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família."

Guerra dos Tronos é um desses livros que eu disse que muito provavelmente nunca leria. Primeiro porque eu nunca fui muito fã de histórias medievais - até que eu li Prince of Thornes do Mark Lawrence e fiquei facinada por esse tema; segundo porque fui intimidade pelo tamanho da obra (que ainda faz parte de uma série!) e terceiro por a série (tanto a de livros quanto a feita para a tv) ser um sucesso assustador. Porém, depois de ver tanta gente pirando com o seriado e uma grande insistência de amigas para que eu lesse, finalmente me rendi à esse tijolo que chamam de livro - sério, acho que dá pra matar alguém com ele! - e aqui estamos para saber o que eu achei desse primeiro livro de George R. R. Martin.
Bem, deixe eu começar explicando que não sei como explicar a história sem soltar spoilers ou me enrolar toda. Entenda: eu demorei pelo menos umas 200 páginas para entender tudo o que estava acontecendo ali então como é que eu vou explicar pra vocês o começo da história? Fica complicado... ): (risos) Acho que um dos meus maiores problemas com o livro foram que 1) são centenas de personagens e nomes para lembrar e 2) muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo; mas logo você se acostuma e fica tudo mais tranquilo.
Outro "problema" que tive: eu não sei vocês mas eu não tenho um lugar realmente confortável para ler e Guerra dos Tronos é um daqueles livros que são terríveis quanto à isso devido ao tamanho e peso. Pode ser que estava sendo mole mas, se ficava mais de meia hora com ele em mãos, já começava à sentir uma dorzinha no pulso e isso foi extremamente desconfortável até que resolvi ler pelo Kobo Glo - sério, fez uma enorme diferença! Então, essa é uma dica pra quem se identificar comigo.
Mas vamos logo falar sobre o que eu achei: a escrita do George é deliciosa e flui muito bem! A narrativa é feita por vários personagens diferentes, o que significa que podemos saber o que está acontecendo simultaneamente com os outros personagens e isso é ótimo já que Martin criou um grande e rico universo de fantasia. Não sou muito fã de descrições detalhadas e achei isso um pouco cansativo mas elas foram essenciais para que eu conseguisse ambientar perfeitamente a história e isso deu algo à mais ao livro.  Outro ponto interessante é que Guerra dos Tronos é totalmente imprevisível - dúvido até que Sherlock Holmes conseguiria deduzir o que acontece! (risos) - então (se você não acompanha a série ou viu spoilers) George sempre vai nos surpreender, seja matando algum personagem ou uma grande revelação que faz com que todo o rumo da história mude.
Quanto aos personagens eu achei que eles são muito bem construídos e desenvolvidos - preciso fazer uma menção especial a Eddard Stark, meu personagem favorito! Sério, nunca vi tanta honra em um homem só, gente! Daenerys Targaryen é também uma personagem interessantissíma e que, apesar de sua juventude, passa por coisas que fizeram meu queixo cair e que mesmo assim ela seguiu em frente, amadurecendo à cada coisa que acontece na vida dela. Arya Stark é minha personagem mais querida com todo o seu jeito de querer aprender a usar uma espada e sua dedicação. Temos também Tyrion Lanninster, o Duende, que tem as melhores falas no livro e que eu achei simplesmente sensacional - enfim, posso ficar falando de todos os personagens mas isso ficaria enorme! (risos) Não era para eu gostar de nenhum personagem (vocês conhecem a fama do George de matar personagens...) mas é quase impossível não se apegar ao menos em um (no meu caso foram cinco!).
Acho que a maioria das pessoas já sabe mas ainda assim vale à pena ressaltar: Guerra dos Tronos não é um livro para todo mundo, tanto na faixa etária quanto algumas questões de princípios já que trata de alguns temas polêmicos (como por exemplo o incesto) mas, se você não se importa que o livro tenha esse tipo de conteúdo, só posso dizer que o livro é altamente recomendado. Não importa que demorei um mês, três meses, um ano mas leia! (risos)
Finalizo dizendo que George R. R. Martin ganhou mais uma fã e que não vejo a hora de poder ler A Fúria dos Reis!
A Guerra dos Tronos é o primeiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin e é publicado aqui pela editora LeYa. Adicione o livro no skoob.
OBS: sei que fui bem vaga nessa review mas é quase impossível falar sobre tudo o que achei bacana no livro! (risos) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©