18 de jun de 2014

[REVIEW] Prince of Thorns, Mark Lawrence

"Tem início a Trilogia dos Espinhos: Ainda criança, o príncipe Honório Jorg Ancrath testemunhou o brutal assassinato da Rainha mãe e de o seu irmão caçula, William. Jorg não conseguiu defender sua família, nem tampouco fugir do horror. Jogado à sorte num arbusto de roseira-brava, ele permaneceu imobilizado pelos espinhos que rasgavam profundamente sua pele, e sua alma. O príncipe dos espinhos se vê, então, obrigado a amadurecer para saciar o seu desejo de vingança e poder. Vagando pelas estradas do Império Destruído, Jorg Ancrath lidera uma irmandade de assassinos, e sua única intenção é vencer o jogo. O jogo que os espinhos lhe ensinaram."

Prince of Thorns é um daqueles livros que provavelmente estariam na minha lista de livros que não leria de jeito nenhum mas que me comprou por causa da edição lindíssima feita pela editora - quem resiste a um livro de capa dura e ainda com textura?! (risos). Apesar de ter ficado com um pé atrás depois de comprá-lo, finalmente criei coragem para ler e não poderia ter me surpreendido mais com uma história tão brutal.

Aos 10 anos, Princípe Jorg Ancrath - ou Princípe dos Espinhos - presenciou o assassinato brutal de sua mãe e do pequeno William, seu irmão caçula, sem poder fazer nada à respeito por ter caído em uma roseira-brava que o prendeu pelos espinhos que perfuraram profundamente sua pele - e também sua alma. Após presenciar tudo isso, Jorg tem sua infância e inocência arrancados à força de si e uma sede por justiça e acima de tudo vingança. Quatro anos depois, Jorg lidera um grupo de assassinos que vagam pelas estradas do Império devastando tudo o que encontrar pelo seu caminho com o único objetivo de vencer o jogo que lhe foi ensinado pelos espinhos - que é bem mais complexo do que imaginava mas Jorg irá fazer de tudo para vence-lo.
Honório Jorg Ancrath é quem narra toda a história e é um personagem sociopata, totalmente sem escrúpulos, calculista, manipulador mas ainda assim intrigante. Me vi em muitos momentos sentindo horror por perceber que, de alguma forma, estava "facinada" pelo personagem mas, ao final da leitura, conclui que não é exatamente algo horrível já que o mérito é todo de Mark Lawrence que contruiu com maestria o anti-herói. Mark arquiteta extremamente bem as personalidades de Jorg aos 10 e 14 anos e podemos ver o personagem amadurecendo à cada página - e eu achei isso fantástico. Ah! Outro ponto alto sobre o personagem são suas referências à pensadores e autores e suas reflexões que me fizeram parar para pensar em vários momentos no livro e que mostram o quanto Jorg é inteligente - e o que torna ele ainda mais perigoso.
Confesso que nunca tive muito interesse em conhecer histórias que se passassem na Era Medieval nem nada mas, depois de uma aula de História sobre o assunto e depois de ler esse livro, eu mudei de ideia (para aqueles que tentaram me convencer em ver/ler GoT: sim, estou providenciando isso!). Em PoT temos esse cenário medieval com direito à espadas e sanguinolência mas que no decorrer do enredo vamos descobrindo que não é exatamente a Idade Média - e para descobrir o que é só lendo! (risos)
Acho que o único "problema" no livro foi que ao contrário de Jorg, um personagem que foi minuciosamente construído, quanse não sabemos sobre os outros que estão em seu convívio mas isso faz um pouco de sentido já que Jorg não se importa com as pessoas ao seu redor...
Apesar de todos esses atributos, vale ressaltar que Prince of Thorns não é um livro para todo mundo: Mark Lawrence não poupa em cenas sangrentas e Jorg, como já disse, não é exatamente um personagem agradável e é totalmente sem escrúpulos. Enfim, se você não tiver muitos problemas com tudo isso, o livro é recomendadissimo! Lawrence conseguiu construir uma história fascinante com um personagem cruelmente instigante com um final cheio de tensão que vai deixar qualquer um maluco para a continuação - e com um certo receio do que pode estar por vir.

Prince of Thorns é o primeiro livro da Trilogia de Espinhos do autor Mark Lawrence e é publicado aqui pela DarkSide. O segundo livro, King of Thorns, já foi lançado aqui no Brasil e o terceiro, Emperor of Thorns, tem previsão de lançamento para o segundo semestre desse ano! Adicione o livro no skoob.
OBS: para você que não vai comprar o livro porque, por ele ser de capa dura, ser um pouco mais caro a Editora divulgou que vai lançar uma versão em brochura! Então não há desculpas para não ler! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©