16 de jan de 2014

Livro: A Menina que Roubava Livros


Depois de muito relutar em ler, finalmente me rendi ao livro A Menina que Roubava Livros. Como disse nesse post, achei que a história de Liesel Meminger era superestimada - de acordo com o Skoob, mais de 116 mil pessoas já leram o livro! - e por isso nunca dei muita atenção para ela. No entanto, quando vi o trailer do filme, fiquei encantada pelo enredo e resolvi dar uma chance ao livro - e posso dizer que não me arrependi nem um pouco de ter lido.
Algo que me chamou a atenção foi o fato de ser narrado pela Morte. De início, fiquei surpresa por não ser a Liesel à narrar mas depois você percebe que não existiria uma melhor "pessoa" para essa função - afinal, quem melhor do que a Morte para narrar uma história de guerra?
Temos também Liesel Meminger, que é uma personagem que me cativou do começo ao fim. Acompanhar a aprendizagem dela no porão, seus roubos, crescimento como pessoa é facinante mas o que mais me encanta na personagem é seu amor pelos livros e principalmente a descoberta do poder das palavras - eu, sendo leitora, acho isso totalmente mágico!
Mas além de nossa roubadora de livros, existem ainda uma infinidade de personagens cativantes na história como é o caso de Rudy Steiner, melhor amigo de Liesel; Hans Hubermann, pai adotivo da garota, Max Vandenburg, o judeu e muitos outros personagens que, apesar de secundários, são dignos de ser lembrandos mesmo após a leitura.
O cenário por onde o livro se passa é de uma Alemanha nazista, percorrendo entre o antes à depois da Segunda Guerra Mundial. É um assunto que particularmente sempre me chamou a atenção em minhas aulas de História e só posso dizer que esse foi um ponto crucial que me fez ter vontade de ler. Admito que estórias que possuem esse contexto histórico não são para qualquer um - se você também leu O Menino do Pijama Listrado do John Boyne sabe do que estou falando - mas se estiver disposição, com certeza é uma leitura mais que válida, afinal, "quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler."

A Menina que Roubava Livros do autor australiano Markus Zusak e foi publicado pela Intrínseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©